O Mercado Porcellino ea Fonte da Fortuna em Florença

Andando por muitas cidades italianas você vai se deparar com várias fontes, e com o calor do verão, muitas vezes sufocante do nosso país, eles são a salvação dos turistas sedentos. Mas acima de tudo, elas são bonitas.

Caminhando ao redor de Florença, você pode até beber diretamente da boca de um javali, embora todos o chama de “bacorinho”. Fora da Loggia do Novo Mercado, um mercado coberto construído após a Antigo Mercado da Praça da República, localizada a poucos passos da Piazza della Signoria, encontramos a famosa “Fontana del Porcellino” (A fonte do porco).

Curiosidade:

Hans Christian Andersen, depois de ver esta famosa fonte de Florença, ele dedicado ao famoso Porcellino um de seus contos, “O porco de Bronze”. O livro narra as aventuras de um menino que, caindo no sono sobre o porco, ele magicamente o leva à vida e, com ele, ir ao redor para conhecer pessoas famosas e descobrir grandes obras de arte de Florença.

Florença Vista Panorâmica
Florença Vista Panorâmica

A HISTÓRIA

A estátua que vemos hoje é apenas uma cópia do original criada por Giovanni Battista del Tasso em 1640 e agora alojada dentro o Museo Bardini na Galeria Uffizi. Inicialmente, a estátua foi colocada na frente do “Boticário do Javali”, na Via Por Santa Maria famoso lugar para encontros intelectuais. No século XIX, para facilitar o tráfego, a estátua foi transferida para sua atual localização no lado sul.

A primeira versão de mármore da estátua, para o qual foi inspirado, em vez disso foi doado pelo Papa Pio IV para Cosimo I de Medici, em 1540, durante uma visita a Roma.

Galeria Uffizi - Florença
A Galeria Uffizi – Florença

TRADIÇÃO

Observando o Porcellino você vai notar que o focinho é polido, enquanto o resto da estátua está enegrecida e maltratada pelo tempo. Você sabe por quê? Diz a tradição que é boa sorte para tocar o animal no nariz, dar-lhe uma moeda na boca e espero que cai na grade que recolhe a água. Aqui, agora você sabe por que!

Focinho de Il Porcellin
By Thermos (Own work) [CC BY-SA 2.5], via Wikimedia Commons
Focinho de Il Porcellino – Florença Mercato Nuovo

RITO DE COMPRAS

O Novo Mercado atrás da fonte foi um dos locais históricos do comércio florentino. Aqui foi possível encontrar sedas finas, pedras preciosas e, a partir do século XIX em diante, os famosos e históricos chapéus de palha de Florença!

No mercado de hoje, aberto todos os dias 9-18,30, você pode encontrar lembranças e, sobretudo, artigos de couro, um sector tradicional do artesanato toscano.

Mercato del Porcellino - Mapa
Mercato del Porcellino – Mapa

Você quer tentar a sua sorte com a fonte do Porcellino? Venha e descubra todos os passeios culturais e excursões em Florença com a Italywelcome!

Atividades em Evidência – O que pode lhe interessar!

às galerias da Academia
De 43,00 EUR
Por pessoa
Saiber mais

Visita Guiada das Galerias de Accademia sem Fila

Florença centro histórico
De 62,00 EUR
Por pessoa
Saiber mais

Passeio pela Cidade à tarde com entrada para Uffizi sem fila

Mercado
De 75,00 EUR
Por pessoa
Saiber mais

Mercado e Aula de Culinária com Almoço Incluído

Não há atividades principais

 



Perguntas?

Entre em contato conosco!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem